CONFERÊNCIAS

06 de novembro (terça)

9h - CONFERÊNCIA 1
Tema: Cinema brasileiro contemporâneo
Resumo: A conferência discute formas, gêneros e conteúdos dos filmes brasileiros de grande bilheteria nos anos 2000, bem como suas inflexões temáticas depois do impeachment de 2016 e as drásticas perdas de bilheteria. A conferência também aborda como as políticas públicas voltadas ao cinema brasileiro contemporâneo permitiram o exercício contínuo da atividade seja de filmes comerciais ou não, tornando possível um amadurecimento do campo cinematográfico no país. Nesse cenário, os festivais e as mostras de cinema em diferentes cidades do país têm sido fundamentais para a formação de público, a divulgação e o incentivo a essas produções e realizadores.


Conferencista: Sheila Schvarzman - Profa. Dra. da Universidade Anhembi Morumbi, em São Paulo
Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi, em São Paulo. Doutora em História Social pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), fez pós-doutorado em Multimeios pela mesma universidade. É autora de pesquisas sobre o cinema mudo, a obra do cineasta Humberto Mauro, o cinema contemporâneo brasileiro e está envolvida no desenvolvimento do novo campo de pesquisas sobre a atuação das mulheres no cinema brasileiro. É autora de “Humberto Mauro e as imagens do Brasil” (Editora Unesp, 2004), de um capítulo do livro “Feminino e plural: mulheres no cinema brasileiro” (organização de Karla Holanda e Marina Cavalcanti Tedesco, Editora Papirus, 2017), e co-organizadora, com Fernão Pessoa Ramos, da “Nova história do cinema brasileiro” (Edições Sesc São Paulo, 2018, 2 volumes).

Apresentação: Milene Gusmão - Profa. Dra. do curso de Cinema e Audiovisual e do Programa de Pós-Graduação em Memória: Linguagem e Sociedade, na UESB


07 de novembro (quarta)

9h - CONFERÊNCIA 2
Tema: Ciência e ficção na invenção do índio
Ementa: Destacando as formas de representação do índio em expedições científicas realizadas no Brasil ao longo dos séculos XIX e XX, a conferência discute como a busca de descrição objetiva influenciou o olhar cinematográfico sobre povos indígenas, reiterando motivos de uma tradição pictórica secular que é reposta contemporaneamente pela nova mídia.

Conferencista:  Adilson Mendes - Historiador e pesquisador
Doutor em cinema pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), é autor do livro “Trajetória de Paulo Emílio” (Ateliê Editorial, 2013) e de estudos sobre história social do cinema, cinema e patrimônio, cinema e literatura, cinema e antropologia, entre outros temas.

Apresentação: Rogério Luiz Oliveira - Prof. Dr. do curso de Cinema e Audiovisual, na UESB

9h - CONFERÊNCIA 3
Tema: Mulheres no cinema brasileiro
Resumo: Quando a historiadora da arte Linda Nochlin colocou a importante pergunta “por que nunca houve grandes mulheres artistas?”, ela cimentou o caminho para entendermos como barreiras sistêmicas culturais, sociais e políticas impediram as mulheres de participar, em vários modos, do mundo da arte. No caso do cinema, como se dá essa participação da mulher, a despeito de todas as barreiras sistêmicas? E, mais especificamente, pensando o cinema brasileiro, onde podemos localizar as formas de resistência e invenção que a participação das mulheres trouxe para a cinematografia nacional? Estas são as duas questões que animam esta conferência.

Conferencista: Ramayana Lira de Sousa - Profa. Dra. do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul
Também professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul. Fez pós-doutorado na University de Leeds, na Inglaterra. Foi bolsista do Programa Fulbright Scholar-in-Residence, nos Estados Unidos. Publicou artigos e capítulos de livro nos Estados Unidos, Europa e América do Sul. Co-organizou três livros sobre cinema. É vice-presidente da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (Socine) no biênio 2017-2019 e é pesquisadora permanente do Instituto de Estudos de Gênero (UFSC).

Apresentação: Aline Luz - Profa. do curso de Publicidade e Propaganda da FTC, em Vitória da Conquista


9h - CONFERÊNCIA 4
Tema: A difusão e exibição do audiovisual baiano na atualidade
Ementa: A conferência visa debater demandas nos campos da difusão e da exibição de filmes  no Estado da Bahia, tanto nas perspectivas de pontos alternativos de exibição, da ampliação do parque exibidor estadual e das políticas para mostras e festivais.
Conferencista: Daniela Fernandes - Diretora da DIMAS (Diretoria de Audiovisual da Bahia)
Formada em Direito pela Universidade Católica do Salvador e graduanda em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, atua no setor audiovisual desde 2009, como produtora executiva. Foi uma das idealizadoras do Nordeste LAB, em que é curadora, além de ter participado de associações estaduais e nacionais como Associação de Produtores e Cineastas da Bahia, Conexão Norte, Nordeste e Centro-Oeste, Brasil Audiovisual e Associação dos Profissionais do Audiovisual Negro/Bahia.

Apresentação: Edson Bastos - Cineasta e coordenador de projetos da produtora Voo Audiovisual